quarta-feira, 20 de abril de 2016

Frente a Frente Com a Depressão: Viver é Não Morrer!


Depressão: Cara a Cara Com Ela!
 Medo e Tristeza na Depressão! Depressão não é só tristeza.



Diante de uma situação difícil temos medo e resistimos muito ao fato de que temos que tomar uma decisão. Isso acontece com todos, por medo de fazer a escolha errada. Mas, todos fazem suas escolhas, bem ou mal. Mas, com depressão, geralmente, não tomamos nenhuma decisão! Eu diria que este é o ponto que nos faz perceber que estamos com depressão. Quando a vida nos chama e nós não respondemos. Depressão não é só tristeza. Há medo e insegurança também!



Mas, o que isso quer dizer? Quer dizer que o medo nos paralisa. Depressão não é só tristeza!

Frente a frente com a depressão não conseguimos decidir o que fazer. Mesmo quando queremos muito uma coisa não somos capazes de "ir" em busca dessa coisa. Seja lá o que for! Em geral, ficamos paralisados, só olhando nossa vida passar!

Enfrentar uma doença como esta que nos fragiliza no aspecto mais importante de nossas vidas: a satisfação em viver, não é fácil!


Frente a Frente Com a Depressão: Viver é Não Morrer!


Não estou falando só do prazer imediato! Mas da satisfação obtida pelo prazer em viver. 

Prazer em conversar com alguém; prazer em comer uma boa comida; prazer em ver uma linda paisagem; prazer em namorar; prazeres e mais prazeres que experimentamos todos os dias, até nas tarefas mais simples. O senso de dever cumprido. É um prazer, também! A responsabilidade assumida. Também! A tarefa obrigatória cumprida. Também dá prazer! Beber um copo d'água e matar a sede.... também, não é? Um abraço, um olhar, um sorriso, ...

São muitos os prazeres que podemos sentir. Desde prazeres físicos até prazeres morais e éticos. Todos buscamos estes prazeres, todos os dias. Um ou outro, este ou aquele, ou vários deles direcionam nossas ações. Porém, o prazer é temporário ou transitório. Se agora sinto prazer em tomar um gole de vinho... segundos depois preciso tomar outro para sentir este mesmo prazer outra vez. E assim farei repetidas vezes para obter novamente a mesma sensação de prazer.

Mas, uma coisa que vai além do prazer é a satisfação. É um sentimento posterior ao prazer. E, ao contrário do prazer, é duradouro. Muitas vezes carregamos este sentimento por muito tempo. Ele fica e nos faz bem!

Neste momento, estou tentando entender: o que significa prazer e satisfação para mim. Pois, já não fazem sentido para mim há muito tempo!

Talvez você seja capaz de entender e manipular os acontecimentos na sua vida para realização de prazeres e obter satisfação. Isso é estar vivo! Isso é vida! Todos dizem. 

Eu, não! Infelizmente não consigo sentir a vida. E a ausência da vida, não é a morte? Afinal, estou viva ou morta? Não vivo e não morro; não sou feliz e nem infeliz; não sou nada e nem sou tudo. Mas, sei que eu sou o problema! Sinto coisas que não sei dizer o que é. Sinto vontade de sumir. De sair e nunca mais voltar... para mim mesma. Uma situação insuportável! 

Frente a Frente Com a Depressão: Viver é Não Morrer!


Então o que fazer? Fugir ou enfrentar? Coragem ou covardia? Desistir ou continuar? Que diferença faz? Na verdade, não importa! Porque estar com depressão é como estar anestesiado. Todos em torno de você estão vivendo e fazendo coisas e você parado, inerte, inconsciente, incapaz de reagir. O tempo passa, as coisas mudam, nossos filhos crescem e nós não reagimos. Ignoramos as mudanças a nossa volta, desviamos o olhar daquilo que não queremos ver, nos calamos para não continuar a conversa, ...

Por que fazemos isso? Não sei. Por que abrimos mão de "viver" a vida se estamos vivos? Não sei.

Mas, tenho certeza, hoje, depois de tanto tempo, que embora deprimidos, somos muito fortes, resistimos à nossa própria morte a cada minuto, superamos nossa incapacidade de viver apenas teimando em viver, desistimos de tudo à nossa volta, mas não nos despedimos da vida e nem daqueles que amamos. É um pesado fardo. Mas, nós o sustentamos. Não desistimos! E ... continuamos!

Dos sofrimentos que sentimos a todo instante a consciência do estrago que a depressão provoca em nossas vidas é uma das mais dolorosas e ao mesmo tempo é uma coisa que nos faz continuar. Essa consciência nos traz para a realidade que vivemos e nos faz perceber o quanto estamos ausentes.  

Estar frente a frente com a depressão é, todos os dias, uma grande batalha interior. 
Se por um tempo você acha que pode vencê-la, não demora muito para achar que não pode.

Encarar a depressão, a fraqueza, a incapacidade, diante de nós mesmos é encarar o fracasso, é admitir que perdemos o jogo, que fomos vencidos?

Não, claro que não!

Mas, às vezes pensamos que sim!

Mas, então ...! Confusão! 

Frente a frente com a depressão estamos sempre confusos! Pois não entendemos, dela, absolutamente nada! Porém, para além da confusão está a teimosia em viver!

Li há pouco tempo um texto de um estudioso que, na minha opinião, apenas revela que até mesmo os médicos, empresas farmacêuticas e órgãos de saúde estão tão confusos quanto eu.

E agora?

Frente a Frente Com a Depressão: Viver é Não Morrer!


Bom, só sei que encarar a depressão é dar de cara com nossa força interior. Enquanto eu tiver força irei insistir em viver, cara a cara com ela, resistindo ao desejo de morte. Afinal, "viver" ainda é "não morrer"!


Nenhum comentário:

Postar um comentário