quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Da Depressão ao Suicídio? Não! - Mensagem de Superação Para Pessoas Com Depressão


Da Depressão Ao Suicídio?

Não Tem Que Ser Assim!



Mensagem para superação de problemas
Mensagem de Superação Pessoal




Quando não temos FORÇA PARA VIVER podemos buscar a FORÇA PARA NÃO MORRER.
É essa força que nos salva do suicídio.

Recentemente conversei com uma pessoa que tentou suicídio. Felizmente alguém chegou, embora já estivesse suspensa pela corda, segurou-a para tirar a corda do pescoço e salvou a vida dela.


É uma história de tristeza mas também é uma história de superação.


Resistir a uma depressão não é nada fácil. Por que não dizer que é impossível? 


Porque na verdade, se ainda resta um pouco de compreensão na mente de um deprimido ele é capaz de se manter vivo, apesar de todo o seu sofrimento para viver. Na verdade, na verdade mesmo, é a própria vida que nos causa o sofrer. Se a pessoa acometida de depressão não tiver equilíbrio emocional, só um pouquinho mesmo, para buscar a esperança na vida a morte chega com promessas de paz.


Este é um assunto muito pesado e triste. Conheci muitas pessoas que tentaram e outras que conseguiram e cometeram suicídio. Não quero julgar ninguém apenas quero dizer que compreendo cada um deles, cada um com sua vontade de desistir, "entregar os pontos", perder totalmente a vontade de viver. E como entendo! 


Mensagem de Superação Pessoal para pessoas deprimidas
Mensagem de Superação PessoalPara Pessoas Com Depressão



Não ter vontade de viver não é o mesmo que querer morrer. E isso causa uma grande confusão na cabeça das pessoas, família e amigos.


Para uma pessoa com depressão, não há vida, nem morte, não há! Nada! O vazio! O silêncio ensurdecedor dos pensamentos que você não consegue controlar e chega a pensar que eles nem são seus! Mas estão lá! E temos que conviver com eles.


Nunca trate uma pessoa com depressão como se ela fosse uma coitada, fracassada, preguiçosa. Se você conhece alguém com depressão, um familiar ou um amigo, saiba que você está diante de uma pessoa muito forte, convicta e invicta, que não se dá por vencido e luta até seu último suspiro. É uma luta interior, invisível pra você, mas real para o deprimido. Talvez, se fosse você, não conseguiria suportar! Portanto, por favor, sem julgamentos, sem comparações com pessoas que já venceram a depressão! Essa luta é muito pessoal, é um grande embate.


Uma depressão acaba totalmente com a vida do doente e dos seus familiares. Não há troca de ideias, compreensão, conhecimento sobre a doença e como lidar com ela. Tudo está errado!


No próximo artigo vou trazer algumas dicas de um médico para orientar a família a lidar com pacientes com depressão. 


A depressão é considerada a doença do novo milênio, do século XXI. Mas ela existe há anos.


Vincent Van Gogh, pintor, sofria de depressão e cometeu suicídio, pintou seu quadro "No Portão da Eternidade" em 1882,  antes de cometer suicídio. É um retrato da dor, do desespero que sentia.


Pintura No Portão da Eternidade, Van Gogh - 1882
No Portão da Eternidade
Van Gogh - 1882

Nenhum comentário:

Postar um comentário